segunda-feira, 19 de março de 2012

Conteúdos para os trabalhos

  • Os trabalhos deverão estar rigorosamente como foram solicitados pelos professores;
  • Todos os trabalhos deverão ser entregues na mesma data da prova;
  • Será uma única prova e alguns trabalhos;
  • O aluno que comparecer sem um dos trabalhos não fará nenhuma prova;

Data de entrega de tgrabalhos e realização da prova: 28/09/2013





MATEMÁTICA

OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.

1º ano -
I)                FUNÇÃO DO 1º GRAU:

      a)  Definição
     b)   Classificação
     c)  Raiz  è 4 exemplos
      d)   Estudo dos Sinais da Função è 4 exemplos
      e)   Gráfico è 4 exemplos ( 2 crescentes, 2 decrescentes)
      f)   Problemas è 5 Resolvidos


II)              FUNÇÃO DO 2º GRAU:

     a)    Definição
          b) Concavidade
     c)    Raiz
     d)   Vértice ( Ponto de máximo/Ponto de mínimo)
     e)   Gráfico è 4 exemplos
     f)    Conjunto imagem
     g)   Estudo dos Sinais da Função
     h)   Problemas è 3 Resolvidos


Trabalho deverá ser manuscrito.



2º ano MATRIZES


3º ano - Geometria espacial: Prisma, poliedros, Pirâmides, cone, cilindro e esfera



História

1º ano - 

Atenção:Esta atividade deverá ser manuscrita em folha de papel almaço, pelo próprio aluno(trabalhos elaborados por terceiros são  anulados), utilizando caneta preta ou azul;Não é permitido a utilização exclusiva da internet:existem vários livros à disposição na biblioteca da escola.Siga rigorosamente  a orientação abaixo;é imprescindível  a indicação bibliográfica utilizada .No caso de dúvidas procure os professores responsáveis para orientação.
*Esta pesquisa  deverá desenvolver os seguintes conteúdos:
I- parte- Pesquisa :Tema Idade Média  Valor 2,0 pontos
A-Introdução
B-Alta Idade Média:origens e características do feudalismo
C-Os Impérios medievais
D-Baixa Idade Média:o renascimento comercial e urbano
E-Conclusão
F-Bibliografia
G-outras fontes
II- Questões orientativas para estudo de texto    Valor 3,0 pontos
1.Durante o feudalismo, dizia-se comumente que não havia senhor sem terra nem terra sem senhor.Como se dava a exploração econômica da terra(feudo) nesse período?
2.Embora Carlos Magno tenha centralizado o poder político, foi durante seu governo que se consolidou o feudalismo na cristandade ocidental.Explique esta aparente contradição.
3.Compare o Império Bizantino e os reinos feudais da Europa ocidental da Alta Idade Média quanto à economia e à política.
4.Destaque o papel da religião muçulmana na formação do Império Árabe.
5.Uma conjunção de fatores é responsável pela dissolução da sociedade feudal e pelo surgimento de uma ordem capitalista.Dentre eles, destacamos dois:a ação do comércio e o mercado e a peste negra do século XIV.
Descreva, resumidamente, de que forma esses fatores contribuíram para a desagregação do mundo feudal.
III-parte-Avaliação bimestral (data prevista para ..................... Valor 5,0 pontos

2º ano

Atenção:Esta atividade deverá ser manuscrita em folha de papel almaço, pelo próprio aluno(trabalhos elaborados por terceiros são  anulados), utilizando caneta preta ou azul;Não é permitido a utilização exclusiva da internet:existem vários livros à disposição na biblioteca da escola.Siga rigorosamente  a orientação abaixo;é imprescindível  a indicação bibliográfica utilizada .No caso de dúvidas procure os professores responsáveis.
*Esta pesquisa  deverá desenvolver os seguintes conteúdos:

I- parte- Pesquisa : Tema :A América Latina no século XIX    Valor 2,0 pontos
A-Introdução
B-Características gerais do processo de independência da América Latina(América espanhola e América portuguesa)
C-Características político-sociais e econômicas da América espanhola.
D-Características político –sociais e econômicas da América portuguesa
E-Conclusão
F-Bibliografia
G-Outras fontes
II-Parte-Questões orientativas para estudo de texto:Valor:3,0 pontos
1-A independência das colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e internos.Quais foram esses fatores?Comente-os
2.A colonização da América pelos espanhóis produziu uma sociedade onde a maioria da população, geradora da riqueza, estava submetida a uma minoria, que detinha riqueza e privilégios.A elite colonial, fortalecida por meio da exploração do trabalho das populações submetidas e estimulada pela fraqueza do poder metropolitano, teve, na primeira metade do século XIX, um papel de liderança no processo de emancipação das colônias espanholas na América.
Analise uma das formas de trabalho predominante na América colonial espanhola
3.A independência e a organização do Estado brasileiro processaram-se de acordo com os interesses e as aspirações da aristocracia rural, principal beneficiária do 7 de setembro.Quais eram os interesses e aspirações dessa aristocracia?Cite três desses interesses.
4.A  proclamação da independência brasileira não significou o fim da dependência do Brasil em relação à Inglaterra.Por quê?
5.”Meu pai era um gigante, caçador de léguas,
Um feroz domador de onças pretas,
Terror do mato, assombração das borboletas(...)
(...)Hoje sou gente grande,
Sou um comissário de café.Tenho viadutos encantados.
Minha cidade é esse tumulto colorido que aí passa
Levando as fábricas pelas rédeas pretas de fumaça!”
(Cassiano Ricardo.Poesia “Brasil - Menino” in Martin Cererê.1928)
A partir do texto, explique o processo econômico que propiciou o desenvolvimento urbano de São Paulo.
III-Parte:Avaliação  bimestral    valor 5.0 pontos

3º ano

Atenção:Esta atividade deverá ser manuscrita em folha de papel almaço, pelo próprio aluno(trabalhos elaborados por terceiros são  anulados), utilizando caneta preta ou azul;Não é permitido a utilização exclusiva da internet:existem vários livros à disposição na biblioteca da escola.Siga rigorosamente  a orientação abaixo;é imprescindível  a indicação bibliográfica utilizada .No caso de dúvidas procure os professores responsáveis para orientação.
Tema :A Era Vargas(1930-1945)
I-Parte-Pesquisa   Valor: 2.0 pontos
A-Introdução
B-Antecedente: a Revolução de 1930
C-O governo provisório-1930-1934
D-A Constituição de 1934
E-A legislação sindical e o Estado corporativista:origens e influência no Brasil
F-Agrupamentos políticos:Integralistas  & comunistas
G-O Estado Novo:A ditadura varguista e a influência  do nazismo e do fascismo
H-Transformações culturais
I-O fim do Estado :causas e consequências
II Parte-Questões orientativas para estudo do texto    valor:3.0 pontos
1-“O ano de 1930 foi um divisor de águas na história  do país.A partir dessa data, houve aceleração das mudanças políticas, a história começou a andar mais rápido.No campo que aqui nos interessa, a mudança mais espetacular verificou-se no avanço dos direitos sociais.[...]Os direitos políticos tiveram evolução mais complexa.O país entrou em fase de instabilidade, alternando-se ditaduras e regimes democráticos.”(CARVALHO,José Murilo.Cidadania no Brasil:o longo caminho.Ed.civilização brasileira,2002)
Com relação ao momento histórico acima retratado por José Murilo de Carvalho, indique como podemos relacionar tais mudanças com a vitória do “corporativismo”, na constituição de 1934.
2-“Após o advento do Estado Novo, deu-se a consolidação de uma política de massas que vinha se preparando desde o início da década.Constituídos a partir de um golpe de Estado, sem qualquer participação popular, os representantes do poder buscaram legitimação e apoio de setores populares mais amplos da sociedade através da propaganda[...].Além da busca de apoio, a integração política das massas visava ao seu controle em novas bases.”(CAPELATO, Maria Helena.Estado Novo:o que trouxe de novo.in FERREIRA,Jorge.O Brasil republicano.Civilização brasileira)
O Estado Novo correspondeu ao período do Governo Vargas iniciado em 1937, com um golpe de Estado, e encerrado com a deposição do presidente.
a)identifique duas medidas adotadas  pelo Governo Vargas durante o Estado Novo, que buscavam assegurar a realização dos objetivos mencionados pela autora do texto.
b)Explique um fator ligado à conjuntura internacional que tenha contribuído para o fim do Estado Novo.
3.”A Revolução de 1930 pôs fim à hegemonia do café, desenlace inscrito na própria forma de inserção do Brasil no sistema capitalista internacional.”(FAUSTO, Boris.A Revolução de 30:historiografia e história.SP.Ed.Brasiliense,1972)
a)Vários fatores sociais determinaram esse processo revolucionário.Cite dois deles.
b)Analise os desdobramentos da Revolução de 1930 na industrialização brasileira.



4.Leia o texto a seguir:
A união pelas ondas de rádio
“O rádio é o maior fator de expansão cultural e educação cívica dos nossos tempos , pois com a facilidade de penetração e a rapidez de divulgação das idéias, vencendo o espaço e o tempo, para atingir os mais longínquos rincões da terra brasileira, leva em suas ondas misteriosas e encantadora a palpitação e a certeza do progresso, divulgando os acontecimentos marcantes da civilização que se verificam nos centros mais adiantados da civilização que se verificam nos centros mais adiantados do mundo, mantendo unidos, pelo contato direto e permanente de seus elementos vitais, os pontos mais afastados do território pátrio.”(SILVEIRA,Décio Pacheco.Revista cultural política,1941)
a)Explique a importância política e social do rádio ao longo do governo de Getúlio Vargas.
b)O aparecimento de novos veículos de propaganda possibilita a maior circulação de notícias, idéias e valores.No caso brasileiro, explique quais os instrumentos de comunicação mais utilizados para a divulgação dos projetos políticos.
5.A consolidação das Leis do Trabalho(CLT), criada em 1934, reunia toda a legislação trabalhista existente no país e foi uma das principais marcas do trabalhismo getulista.
a)Como é denominado, pelos historiadores, esse período?


b)Cite um acontecimento internacional dessa época.




Inglês

OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.

1º ano - 


Pesquisar sobre Wh – question words (Who – Where – When – What – How – Why )

*Definições e exemplos de cada um.

*Passive Voice (Voz Passiva)
Com definição e exemplos.

2º anoE. 

 ·         Pesquisar sobre Linking Words (conjunções)

ð Definição e exemplos

·      Reported Speech (Discurso indireto)

ð Definição e exemplos

3º ano



·      Pesquisar sobre Simple Past x Present Perfect

ð Exemplos de todas as formas de uso desses verbos.


LINGUA PORTUGUESA


OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.


1° ano



1º (primeiro) Trabalho:

          Pesquisar sobre Gênero Textual: A Epopeia
          Leitura da Epopéia: Ilíadas de Homero
  Redigir um texto comparando e identificando as características da       Epopéia no texto Ilíadas.
          Pesquisar sobre o Cordel e sua Estrutura Poética

2º (primeiro) Trabalho:

O Arcadismo: Contexto histórico, Características, Principais Autores e Obras



2° ano

1º (primeiro) Trabalho:

          Pesquise e escreva sobre o gênero:  Estrutura do texto,                 características – principais elementos de uma reportagem

                       Anexe ao seu trabalho qualquer reportagem e aponte as características encontradas conforme sua pesquisa.

2º (primeiro) Trabalho:

                O Simbolismo
Contexto histórico, Características, Principais Autores e Obras

                    Comparação do poesia Simbolista e a Parnasiana – aponte os aspectos que diferem e/ou que se assemelham.

   
 3° ano


1º (primeiro) Trabalho:

Novo Acordo Ortográfico – Principais alterações:
A Acentuação e o emprego do Hífen neste acordo


2º (primeiro) Trabalho:

O Modernismo Contemporâneo e o Pós-Modernismo
Contexto Histórico, Características, Principais Autores e Obras





FAVOR AGUARDAREM AS DEMAIS DISCIPLINAS, LOGO ESTAREMOS DISPONIBILIZANDO










quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dúvidas

Em caso e dúvida entrar em contato por email:
eewandyck@gmail.com

Lista dos ex-alunos promovidos nas dependências de 2011

ALECSANDRA BEZERRA DE FONTES
BEATRIZ EVANGELISTA TAGLIARI
CARLOS HENRIQUE NEPOMUCENO SANTOS
DAIANE FERNANDES F. LOPES
ELIANDRO MARCOS M. FERREIRA
FERNANDA CAROLINE R. FERREIRA
FELIPE SILVA LEMOS
GIOVANE COMERCO
GUILHERME GOMES MENDES DA SILVA
GUSTAVO DE A. SOUZA
JOSÉ REINALDO GEROTTI JUNIOR
PALOMA CARVALHO ROCHA
RAFAEL SOARES DA SILVA
SARAH DA CONCEIÇÃO
THIAGO FERREIRA MENDONÇA
THIAGO RODRIGUES AMORIM
THIAGO GOMES DA SILVA
VICTOR DOS S. DO NASCIMENTO
WAGNER DE SOUZA SOARES

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Aviso Dependências II

Aos interessados: 
Os ex-alunos que cumpriram suas dependências em 2011 e 2012 e que a eliminaram, deverão comparecer  à esta unidade escolar, munidos de documentos pessoais para num primeiro momento retirarem uma declaração de conclusão de Ensino Médio. O histórico escolar demanda mais tempo e somente poderá ser retirado em data posterior.
Obrigado!