- Os trabalhos deverão estar rigorosamente como foram solicitados pelos professores;
- Todos os trabalhos deverão ser entregues na mesma data da prova;
- Será uma única prova e alguns trabalhos;
- O aluno que comparecer sem um dos trabalhos não fará nenhuma prova;
Data de entrega de tgrabalhos e realização da prova: 28/09/2013
MATEMÁTICA
OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.
1º ano -
I)
FUNÇÃO DO 1º GRAU:
a) Definição
b) Classificação
c) Raiz è 4 exemplos
d) Estudo
dos Sinais da Função è
4 exemplos
e) Gráfico
è 4 exemplos ( 2 crescentes, 2
decrescentes)
f) Problemas è 5 Resolvidos
II)
FUNÇÃO DO 2º GRAU:
a) Definição
b) Concavidade
c) Raiz
d) Vértice
( Ponto de máximo/Ponto de mínimo)
e) Gráfico
è 4 exemplos
f) Conjunto imagem
g) Estudo dos Sinais da Função
h) Problemas
è 3 Resolvidos
Trabalho deverá ser manuscrito.
2º ano - MATRIZES
3º ano - Geometria espacial: Prisma, poliedros,
Pirâmides, cone, cilindro e esfera
História
1º ano -
Atenção:Esta atividade deverá ser manuscrita em
folha de papel almaço, pelo próprio aluno(trabalhos elaborados por terceiros
são anulados), utilizando caneta preta ou azul;Não é permitido a
utilização exclusiva da internet:existem vários livros à disposição na
biblioteca da escola.Siga rigorosamente a orientação abaixo;é
imprescindível a indicação bibliográfica utilizada .No caso de dúvidas
procure os professores responsáveis para orientação.
*Esta pesquisa deverá desenvolver os
seguintes conteúdos:
I- parte- Pesquisa :Tema Idade Média Valor
2,0 pontos
A-Introdução
B-Alta Idade Média:origens e características do
feudalismo
C-Os Impérios medievais
D-Baixa Idade Média:o renascimento comercial e
urbano
E-Conclusão
F-Bibliografia
G-outras fontes
II- Questões orientativas para estudo de
texto Valor 3,0 pontos
1.Durante o feudalismo, dizia-se comumente que não havia
senhor sem terra nem terra sem senhor.Como se dava a exploração econômica da
terra(feudo) nesse período?
2.Embora Carlos Magno tenha centralizado o poder
político, foi durante seu governo que se consolidou o feudalismo na cristandade
ocidental.Explique esta aparente contradição.
3.Compare o Império Bizantino e os reinos feudais
da Europa ocidental da Alta Idade Média quanto à economia e à política.
4.Destaque o papel da religião muçulmana na
formação do Império Árabe.
5.Uma conjunção de fatores é responsável pela
dissolução da sociedade feudal e pelo surgimento de uma ordem
capitalista.Dentre eles, destacamos dois:a ação do comércio e o mercado e a
peste negra do século XIV.
Descreva, resumidamente, de que forma esses fatores
contribuíram para a desagregação do mundo feudal.
III-parte-Avaliação bimestral (data prevista para
..................... Valor 5,0 pontos
2º ano
Atenção:Esta atividade deverá ser manuscrita em
folha de papel almaço, pelo próprio aluno(trabalhos elaborados por terceiros
são anulados), utilizando caneta preta ou azul;Não é permitido a
utilização exclusiva da internet:existem vários livros à disposição na biblioteca
da escola.Siga rigorosamente a orientação abaixo;é imprescindível a
indicação bibliográfica utilizada .No caso de dúvidas procure os professores
responsáveis.
*Esta pesquisa deverá desenvolver os
seguintes conteúdos:
I- parte- Pesquisa : Tema :A América Latina no
século XIX Valor 2,0 pontos
A-Introdução
B-Características gerais do processo de
independência da América Latina(América espanhola e América portuguesa)
C-Características político-sociais e econômicas da
América espanhola.
D-Características político –sociais e econômicas da
América portuguesa
E-Conclusão
F-Bibliografia
G-Outras fontes
II-Parte-Questões orientativas para estudo de
texto:Valor:3,0 pontos
1-A independência das colônias hispânicas da
América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e
internos.Quais foram esses fatores?Comente-os
2.A colonização da América pelos espanhóis produziu
uma sociedade onde a maioria da população, geradora da riqueza, estava
submetida a uma minoria, que detinha riqueza e privilégios.A elite colonial,
fortalecida por meio da exploração do trabalho das populações submetidas e
estimulada pela fraqueza do poder metropolitano, teve, na primeira metade do
século XIX, um papel de liderança no processo de emancipação das colônias
espanholas na América.
Analise uma das formas de trabalho predominante na
América colonial espanhola
3.A independência e a organização do Estado
brasileiro processaram-se de acordo com os interesses e as aspirações da
aristocracia rural, principal beneficiária do 7 de setembro.Quais eram os
interesses e aspirações dessa aristocracia?Cite três desses interesses.
4.A proclamação da independência brasileira
não significou o fim da dependência do Brasil em relação à Inglaterra.Por quê?
5.”Meu pai era um gigante, caçador de léguas,
Um feroz domador de onças pretas,
Terror do mato, assombração das borboletas(...)
(...)Hoje sou gente grande,
Sou um comissário de café.Tenho viadutos encantados.
Minha cidade é esse tumulto colorido que aí passa
Levando as fábricas pelas rédeas pretas de fumaça!”
(Cassiano Ricardo.Poesia “Brasil - Menino” in
Martin Cererê.1928)
A partir do texto, explique o processo econômico
que propiciou o desenvolvimento urbano de São Paulo.
III-Parte:Avaliação bimestral
valor 5.0 pontos
3º ano
Atenção:Esta
atividade deverá ser manuscrita em folha de papel almaço, pelo próprio
aluno(trabalhos elaborados por terceiros são anulados), utilizando caneta
preta ou azul;Não é permitido a utilização exclusiva da internet:existem vários
livros à disposição na biblioteca da escola.Siga rigorosamente a
orientação abaixo;é imprescindível a indicação bibliográfica utilizada
.No caso de dúvidas procure os professores responsáveis para orientação.
Tema
:A Era Vargas(1930-1945)
I-Parte-Pesquisa Valor: 2.0 pontos
A-Introdução
B-Antecedente: a Revolução de 1930
C-O governo provisório-1930-1934
D-A Constituição de 1934
E-A legislação sindical e o Estado
corporativista:origens e influência no Brasil
F-Agrupamentos políticos:Integralistas &
comunistas
G-O Estado Novo:A ditadura varguista e a
influência do nazismo e do fascismo
H-Transformações culturais
I-O fim do Estado :causas e consequências
II Parte-Questões orientativas para estudo do
texto valor:3.0 pontos
1-“O
ano de 1930 foi um divisor de águas na história do país.A partir dessa
data, houve aceleração das mudanças políticas, a história começou a andar mais
rápido.No campo que aqui nos interessa, a mudança mais espetacular verificou-se
no avanço dos direitos sociais.[...]Os direitos políticos tiveram evolução mais
complexa.O país entrou em fase de instabilidade, alternando-se ditaduras e
regimes democráticos.”(CARVALHO,José Murilo.Cidadania no Brasil:o longo
caminho.Ed.civilização brasileira,2002)
Com relação ao momento histórico acima retratado
por José Murilo de Carvalho, indique como podemos relacionar tais mudanças com
a vitória do “corporativismo”, na constituição de 1934.
2-“Após
o advento do Estado Novo, deu-se a consolidação de uma política de massas que
vinha se preparando desde o início da década.Constituídos a partir de um golpe
de Estado, sem qualquer participação popular, os representantes do poder
buscaram legitimação e apoio de setores populares mais amplos da sociedade
através da propaganda[...].Além da busca de apoio, a integração política das
massas visava ao seu controle em novas bases.”(CAPELATO, Maria Helena.Estado
Novo:o que trouxe de novo.in FERREIRA,Jorge.O Brasil republicano.Civilização
brasileira)
O Estado Novo correspondeu ao período do Governo
Vargas iniciado em 1937, com um golpe de Estado, e encerrado com a deposição do
presidente.
a)identifique
duas medidas adotadas pelo Governo Vargas durante o Estado Novo, que
buscavam assegurar a realização dos objetivos mencionados pela autora do texto.
b)Explique
um fator ligado à conjuntura internacional que tenha contribuído para o fim do
Estado Novo.
3.”A
Revolução de 1930 pôs fim à hegemonia do café, desenlace inscrito na própria
forma de inserção do Brasil no sistema capitalista internacional.”(FAUSTO,
Boris.A Revolução de 30:historiografia e história.SP.Ed.Brasiliense,1972)
a)Vários
fatores sociais determinaram esse processo revolucionário.Cite dois deles.
b)Analise
os desdobramentos da Revolução de 1930 na industrialização brasileira.
4.Leia
o texto a seguir:
A união pelas ondas de rádio
“O rádio é o maior fator de expansão cultural e
educação cívica dos nossos tempos , pois com a facilidade de penetração e a
rapidez de divulgação das idéias, vencendo o espaço e o tempo, para atingir os
mais longínquos rincões da terra brasileira, leva em suas ondas misteriosas e
encantadora a palpitação e a certeza do progresso, divulgando os acontecimentos
marcantes da civilização que se verificam nos centros mais adiantados da
civilização que se verificam nos centros mais adiantados do mundo, mantendo unidos,
pelo contato direto e permanente de seus elementos vitais, os pontos mais
afastados do território pátrio.”(SILVEIRA,Décio Pacheco.Revista cultural
política,1941)
a)Explique a importância política e social do rádio
ao longo do governo de Getúlio Vargas.
b)O aparecimento de novos veículos de propaganda
possibilita a maior circulação de notícias, idéias e valores.No caso
brasileiro, explique quais os instrumentos de comunicação mais utilizados para
a divulgação dos projetos políticos.
5.A
consolidação das Leis do Trabalho(CLT), criada em 1934, reunia toda a
legislação trabalhista existente no país e foi uma das principais marcas do
trabalhismo getulista.
a)Como
é denominado, pelos historiadores, esse período?
b)Cite
um acontecimento internacional dessa época.
ð Exemplos de todas as formas de uso desses verbos.
LINGUA PORTUGUESA
OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.
1° ano
Inglês
OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.
1º ano -
Pesquisar sobre Wh – question words (Who – Where – When –
What – How – Why )
*Definições e exemplos de cada um.
*Passive Voice (Voz Passiva)
Com definição e exemplos.
2º anoE.
·
Pesquisar sobre
Linking Words (conjunções)
ð Definição e exemplos
·
Reported Speech (Discurso indireto)
ð Definição e exemplos
3º ano
·
Pesquisar sobre Simple Past x Present
Perfect
LINGUA PORTUGUESA
OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.
1° ano
1º (primeiro) Trabalho:
Pesquisar
sobre Gênero Textual: A Epopeia
Leitura
da Epopéia: Ilíadas de Homero
Redigir um texto comparando e identificando as
características da Epopéia no texto Ilíadas.
Pesquisar
sobre o Cordel e sua Estrutura Poética
2º (primeiro) Trabalho:
O Arcadismo: Contexto histórico,
Características, Principais Autores e Obras
2° ano
1º (primeiro) Trabalho:
Pesquise e escreva sobre o gênero: Estrutura do texto, características –
principais elementos de uma reportagem
Anexe ao seu trabalho qualquer reportagem e
aponte as características encontradas conforme sua pesquisa.
2º (primeiro) Trabalho:
O Simbolismo
Contexto histórico, Características,
Principais Autores e Obras
Comparação
do poesia Simbolista e a Parnasiana – aponte os aspectos que diferem e/ou que
se assemelham.
3° ano
1º (primeiro) Trabalho:
Novo Acordo Ortográfico – Principais
alterações:
A Acentuação e o emprego do Hífen neste acordo
2º (primeiro) Trabalho:
O Modernismo Contemporâneo e o Pós-Modernismo
Contexto Histórico, Características,
Principais Autores e Obras
FAVOR AGUARDAREM AS DEMAIS DISCIPLINAS, LOGO ESTAREMOS DISPONIBILIZANDO
FAVOR AGUARDAREM AS DEMAIS DISCIPLINAS, LOGO ESTAREMOS DISPONIBILIZANDO