terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

19 de Fevereiro: Feriado Municipal em Taboão da Serra

A história de Taboão da Serra é de certa forma antiga, e,em alguns aspectos, confunde-se com a própria história da cidade de São Paulo. Nos séculos XVI e XVII, a região de Taboão da Serra fez parte da rota dos bandeirantes paulistas que viviam nos arrabaldes que hoje pertence ao centro de São Paulo.
Muitos bandeirantes passavam pelo município em busca de índios para escravizá-los. Ao mesmo tempo, esta região servia de rota tanto para o litoral paulista, quanto ponto de passagem para a Região Sul do Brasil. Para proteger os índios dos bandeirantes paulistas, alguns jesuítas criaram áreas de proteção para os nativos em terras que hoje pertencem aos municípios de Taboão da Serra e Embu.
Quanto ao nome do município provavelmente veio da Taboao, planta hidrófila que era facilmente encontrada na cidade, em brejos próximo ao Córrego Pirajuçara, e Serra como homenagem a cidade mãe (Itapecerica da Serra).
Na região havia diversas aldeias indígenas que foram destruídas nos fins do século XIX e início do XX pelos europeus recém-chegados na região, tanto para a posse da terra para atividade agrícola, quanto para o surgimento de pequenas vilas, as quais foram formadas no início do século passado.
A emancipação de Itapecerica da Serra, e a conseqüente elevação à categoria de município, deu-se em 1° de janeiro de 1959, graças aos esforços de, entre outros, Léo Baranowsky, Sebastião da Cunha, Benedito Carneiro de Freitas, Hosuke Hatake, Luzia Hellmeister, Mary Rose Ducase Maciel, José André de Moraes, José Ruiz Moreno e Álvaro Manoel de Oliveira.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabo%C3%A3o_da_Serra