terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Professores Coordenadores de Sala 2014

Segue os nomes dos Professores Coordenadores de Sala nos três períodos. Em breve será divulgado os nomes dos alunos representantes de sala.


Atenciosamente,

Direção

Manhã
Série
Professor
1ª Série A
Cilene
1ª Série B
Succi / Alexandre
1ª Série C
Renata / Jefferson
1ª Série D
Silvio
2ª Série A
Cherubini / Marcelo
2ª Série B
Daniel
3ª Série A
Audrey
3ª Série B
Marcia / Adiles
3ª Série C
Inez

Tarde
Ano
Professor
6º Ano A
Wellington
6 º Ano B
Osvaldo
7 º Ano A
Audrey
7 º Ano B
Aleixo
7 º Ano C
Carolina
8 º Ano A
Succi
8 º Ano B
Inez

Noite
Série
Professor
1ª Série E
Julio
1ª Série F
Pedro
2ª Série C
Marta
3ª Série D
Marcia
3ª Série E
Walkiria

Novo intervalo do período da Tarde

Conforme tirado em ATPC no dia 10/02, juntamente com os professores do período, informamos que a partir do dia 11/02 o horário de intervalo dos estudante da tarde será único: das 15h30min às 15h50 min.


Atenciosamente,

Direção.

Horários 2014 - Manhã, Tarde e Noite

Segue anexo o horário dos três períodos.

Atenciosamente,

Direção.


 

Reunião com os formandos 2014 - 3ª Séries do Ensino Médio

No dia 14/02 a representante da Blue Nice Eventos, Flávia, estará se reunindo com os estudantes das 3ª Séries do Ensino Médio para conversar sobre a formatura de final de ano. A mesma estará presente nos dois horários, a saber: 
Manhã: 10h00 
Noite: 20h00


Atenciosamente,

Direção

Horário de Atendimento da Coordenação

Srs. Pais,

Desde o dia 29/01, temos duas coordenadoras para acompanhar o aprendizado do seu filho. No Ensino Fundamental, a Prof. Paula e no Ensino Médio, a Prof. Josete. O horário de atendimento de ambas segue anexo, caso haja necessidade de conversar com as mesmas sobre qualquer dificuldade de aprendizagem. Pedimos a gentileza que os horários de ATPC (Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo) sejam respeitados, para que a formação dos professores possam ser realizadas juntamente com elas.

Atenciosamente,

Direção


Cardápio Escolar 10/02 à 14/03

Segue o Cardápio de refeições que serão servidas entre os dias 10/02 à 14/03.


Atenciosamente,

Direção


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

OSESP 2014 - Alunos do Ensino Médio


O programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo oferece diversas ações educativo-musicais, com o intuito de ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical de alunos e professores inscritos no programa. 
O projeto de iniciação musical, dedicado aos alunos e professores de escolas públicas e privadas, é composto pelas temáticas: Formação de Professores, Formação de Público e Atividades na OSESP. A EE Jornalista Wandyck Freitas já firmou sua inscrição aos estudantes do Ensino Médio. Sugerimos duas datas: 04 de Abril e 16 de Maio. Assistiremos ao Concerto Didático da Sinfônica Heliópolis. Serão 75 vagas destinadas aos estudantes do Ensino Médio. Contamos com a participação de vocês.


Atenciosamente,

A Direção



A importância do Grêmio Estudantil

O que é Grêmio Estudantil
É uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Objetivos
É importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua instituição de ensino, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras e normas, dentro da instituição de ensino, o grêmio também tem a função de expor as ideias e opiniões dos alunos dentro da administração da instituição de ensino.

O Movimento estudantil na História do Brasil
A juventude sempre cumpriu – e cumpre – um papel importante na História dos povos. No Brasil, também é assim. Selecionamos alguns momentos importantes em que os estudantes organizados se posicionaram, defendendo os direitos de nossa sociedade, transformando a realidade em que viviam e contribuindo ativamente na construção de um país melhor. E fizeram História.
1710 - Quando mais de mil soldados franceses invadiram o Rio de Janeiro, uma multidão de jovens estudantes de conventos e colégios religiosos enfrentou os invasores, vencendo-os e expulsando-os.
1786 - Doze estudantes brasileiros residentes no exterior fundaram um clube secreto para lutar pela Independência do Brasil. Alguns estudantes desempenharam papel fundamental para o acontecimento da Inconfidência Mineira.
1827 - Foi fundada a primeira faculdade brasileira, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Este foi o primeiro passo para o desenvolvimento do movimento estudantil, que logo integrou as campanhas pela Abolição da Escravatura e pela Proclamação da República.
1897 - Estudantes da Faculdade de Direito da Bahia divulgaram, através de um documento escrito, as atrocidades ocorridas em Canudos (BA).
1901 - Fundação da Federação de Estudantes Brasileiros, que iniciou o processo de organização dos estudantes em entidades representativas.
1914 - Estudantes tiveram participação significativa na Campanha Civilista de Rui Barbosa ocorrida em meados do século XX, e na Campanha Nacionalista de Olavo Bilac, promovida durante a 1ª Guerra Mundial.
1932 - A morte de quatro estudantes (MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) inspirou a revolta que eclodiu na insurreição de São Paulo contra o Governo Central (Revolução Constitucionalista).
1937 - Criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), a entidade brasileira representativa dos estudantes universitários.
1952 - Primeiro Congresso Interamericano de Estudantes, no qual se organizou a campanha pela criação da Petrobrás – “O Petróleo é Nosso”.
1963/64 - Os estudantes foram responsáveis por um dos mais importantes momentos de agitação cultural da história do país. Era a época do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, que produziu filmes, peças de teatro, músicas, livros e teve uma influência, que perdura até os dias de hoje, sobre toda uma geração.
1964 - Em 1º de abril, o Golpe Militar derrubou o presidente João Goulart. A partir daí foi instituída a ditadura militar no Brasil, que durou até o ano de 1985. Neste período as eleições eram indiretas, sem participação direta da população no processo de escolha de presidente e outros representantes políticos.
Os estudantes formavam uma resistência contra o regime militar, expressando-se por meio de jornais clandestinos, músicas e manifestações, apesar da intensa repressão.
1968 - Em março, morre o estudante Edson Luís, assassinado por policiais no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. No congresso da UNE, em Ibiúna, os estudantes reuniram-se para discutir alternativas à ditadura militar. Houve invasão da polícia, muitos estudantes foram presos, mortos ou desapareceram, evidenciando a repressão e a restrição à liberdade de expressão que eram características desse período. Em junho deste ano ocorre a passeata dos Cem Mil, que reuniu artistas, estudantes, jornalistas e a população em geral, em manifesto contra os abusos dos militares.
Em dezembro, durante o governo do general Arthur da Costa e Silva, foi assinado e decretado o Ato Institucional número 5 (AI-5) que cassou a liberdade individual, acabando com a garantia de Habeas Corpus da população.
1979 - As entidades estudantis começam a ser reativadas. Acontece a primeira eleição por voto direto na história da UNE, quando é eleito o presidente baiano Rui César Costa e Silva.
1984 - “1,2,3,4,5 mil. Queremos eleger o presidente do Brasil!!!” Diretas Já! – movimento da população, com participação fundamental dos estudantes e dos políticos progressistas, para a volta das eleições diretas para presidente no Brasil. O congresso votou a favor das eleições indiretas e Tancredo Neves foi nomeado presidente para o próximo mandato (a partir de 1985). Ficou decidido que as próximas eleições, em 1989, seriam diretas. Depois de 34 anos de eleições indiretas Fernando Collor de Melo é eleito presidente.
1992 - Acontecem sucessivas manifestações nas ruas contra a corrupção no governo dando início ao movimento de estudantes chamado Caras Pintadas, que resultou no Impeachment do então Presidente da República, Fernando Collor de Melo.



Estatuto Social do Grêmio Estudantil
O Estatuto do Grêmio Estudantil é um documento que estabelece as normas sob as quais o Grêmio vai funcionar, explicando como serão as eleições, a composição da Diretoria, como a entidade deve atuar em certos casos. Lembre-se de que o Grêmio vai existir por muito tempo, inclusive depois que a chapa eleita já tiver saído da Escola, novas diretorias precisam seguir certas regras e rituais para que o Grêmio continue funcionando. Para facilitar, preparamos um modelo básico, que pode ser modificado de acordo com as necessidades de sua Escola.

Solicitação do BOM Escolar municipal



BOM Municipal Escolar – Taboão da Serra

 
Direito de Obtenção do Cartão BOM Municipal Escolar

Têm direito ao cartão BOM Municipal Escolar, estudantes regularmente matriculados e professores no exercício da profissão, que se utilizam do Sistema de Ônibus Municipal da cidade de Taboão da Serra, e que residam a mais de um quilômetro da Instituição de Ensino.

- Educação Infantil;

- Ensino Fundamental - (Regular e Supletivo);

- Ensino Médio - (Regular e Supletivo);

- Cursos Profissionalizantes de Nível Técnico, nos termos do Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/04, equivalentes ao ensino médio, autorizados pelos órgãos competentes;

- Cursos Regulares de Educação Profissional, ministrados por escolas Oficiais, Oficializadas ou Reconhecidas, com duração mínima de 2 (dois) anos;

- Curso de Graduação Superior, ministrado pelas Universidades e Faculdades Públicas ou Privadas, autorizadas pelo Ministério da Educação;

- Cursos de Pós-Graduação, autorizados pelo Ministério da Educação, limitando o benefício à quantidade de dias em que, mediante comprovante, o beneficiário deva se dirigir à Instituição de Ensino.

Sem Direito ao Benefício do Cartão BOM Municipal Escolar
- Curso de idiomas;
- Funcionários das Instituições de Ensino que não sejam professores no exercício da profissão como, por exemplo: Diretores (as), serventes, inspetores e funcionários da Administração;

- Cursos de qualificação profissional com duração inferior a 02 (dois) anos;
- Cursos preparatórios;

- Durante o período de estágio;

- Estudantes beneficiadas com outro tipo de gratuidade (Cartão BOM Especial ou Cartão BOM Sênior) e crianças com até 05 anos de idade.


Procedimento para Emissão do Cartão BOM Municipal Escolar

O estudante ou professor pode preencher o formulário de requisição através do site da Viação Fervima ou dirigir-se ao Posto de Atendimento da Viação Pirajuçara – Avenida Rotary, 600 – Parque Industrial Ramos de Freitas - Embu, para retirar o formulário de Requisição do BOM Municipal Escolar.
Preencher corretamente a requisição com os dados solicitados, anexar cópia do RG, do CPF, do holerite (para professores), comprovante de residência e declaração de matrícula emitida pela Instituição de Ensino, com firma reconhecida do Diretor e entregar no Posto de Atendimento da Viação Pirajuçara – Avenida Rotary, 600 – Parque Industrial Ramos de Freitas – Embu das Artes.

Procedimento para Revalidação do Cartão BOM Municipal Escolar

O estudante ou professor que JÁ POSSUI o Cartão BOM Municipal Escolar e continua nessa condição, para dar continuidade a compra de créditos, anualmente deverá revalidar o seu cartão
Para efetuar a revalidação do cartão BOM Municipal Escolar, o estudante ou professor deverá dirigir-se ao Posto de Atendimento da Viação Pirajuçara – Avenida Rotary, 600 – Parque Industrial Ramos de Freitas – Embu das Artes, portando a Declaração de Matrícula para o ano vigente e comprovante de residência emitido com no máximo 03 (três) meses.

Compra de Crédito Eletrônico para o Cartão BOM Municipal Escolar

- A venda de crédito eletrônico será feita somente na Loja do Cartão BOM em Taboão da Serra – Avenida Armando de Andrade, 313 – Centro, apresentando o cartão BOM Municipal Escolar e o Controle de Frequência devidamente carimbado pela Instituição de Ensino no mês correspondente ao da compra;

- A compra da cota Escolar está limitada a 02 (duas) vezes ao mês, obedecendo as seguintes quantidades:
50 (cinquenta) viagens mensais, de fevereiro a junho, e de agosto a novembro;
30(trinta) viagens em julho e dezembro.

2º Via do Cartão BOM Municipal Escolar

Em caso de perda ou roubo do cartão BOM Municipal Escolar, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 77 11 800 ou dirija-se a Loja do Cartão BOM em Taboão da Serra, para solicitar o cancelamento do cartão. 2ª via.
O custo da 2ª via é R$ 21,00 que deverá ser pago em dinheiro na retirada do novo cartão.

A solicitação de segunda via do usuário menor de 16 anos deve ser realizada obrigatoriamente pelo seu responsável.

Regras de Utilização

- Limite de utilização por dia: limite da quota (50 viagens por mês);

- Tempo de reapresentação do cartão: 60 minutos na mesma linha, no mesmo carro e no mesmo sentido, e um minuto entre linhas distintas;

- Liberação da catraca: para saldo maior ou igual ao valor da tarifa, desde que não tenha sido ultrapassada a quota de viagens por mês (aquele que ocorrer primeiro).

Link para solicitação: www.viacaofervima.com.br

Solicitação do BOM Escolar Intermunicipal

  • A partir de de 2014 não será mais necessário apresentar o controle de frequência para a compra de créditos. A venda da cota escolar é limitada até DUAS vezes no mês;
  • O bilhete do tipo Escolar C-5 será aceito até 31/10/2013;
  • Para emissão ou revalidação do cartão BOM Escolar será cobrada a taxa de R$ 15,05 (conforme Resolução STM 91, de 25-10-2011). A Revalidação é ANUAL, mesmo para cursos semestrais. Faça outra SOMENTE se ainda NÃO fez no início do ano ou se trocou de escola ou endereço;
  • Consulte Informações Gerais no menu ao lado e leia atentamente o Manual de Orientação 2014 antes de prosseguir;
  • 2ª via de cartão, ligue para o CMT: 0800-77 11 800 (de 2ª feira a sábado das 7 às 20h).
  • Link para revalidação: http://www.emtu.sp.gov.br

Informe: Novo horário Manhã e Tarde

10 de Fevereiro: Novo horário das aulas nos períodos Manhã e Tarde

Manhã
1ª Aula - 07h00 às 07h50 
2ª Aula - 07h50 às 08h40
Intervalo - 08h40 às 09h00 1ª Série EM
3ª Aula - 08h40 às 09h30
Intervalo - 09h30 às 09h50 2ª e 3ª Série EM
4ª Aula - 09h50 às 10h40
5ª Aula - 10h40 às 11h30
6ª Aula - 11h30 às 12h20

Tarde
1ª Aula - 13h00 às 13h50 
2ª Aula - 13h50 às 14h40
3ª Aula - 14h40 às 15h30
Intervalo - 15h30 às 15h50 
4ª Aula - 15h50 às 16h40
5ª Aula - 16h40 às 17h30
6ª Aula - 17h30 às 18h20

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Inscrição no Programa Bolsa Universidade

Encontra-se aberta as inscrições para as vagas do programa Bolsa Universidade. Os jovens universitários interessados em atuar como educadores, aos finais de semana, em escolas que fazem parte do programa Escola da Família, podem se inscrever até dia 14 de fevereiro. A participação dos bolsistas terá início no dia 8 de março. Ao todo, serão oferecidas 14 mil vagas.

- Inscreva-se aqui no Bolsa Universidade

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mudança de horários aos estudantes da manhã e tarde a partir do dia 10 de Fevereiro

Os estudantes da manhã e tarde terão mudança no horário escolar. Antes os estudantes da manhã entravam às 07h20 min e saíam às 12h40 min e os da tarde entravam 13h10 min e saíam 18h30 min. De acordo com a Reunião com os pais no dia 31 de Janeiro, informamos que a partir do dia 10 de fevereiro o horário de entrada da manhã será às 07h00, com abertura dos portões às 06h50 min e saída às 12h20 min. Os estudantes da tarde entrarão às 13h00 com abertura dos portões às 12h45 min e saída às 18h20. Essas informações serão repassadas aos pais por bilhete escolar, enviado a todos os estudantes desses períodos. Também ressaltamos que a partir do dia 10 de fevereiro os estudantes farão uso de camisetas nas cores branca, cinza ou preta, permitindo estampa até o final de fevereiro, tempo hábil para que providenciem camisetas sem estampa. A camiseta de uniforme será a mesma do ano passado, nas cores branca ou preta, com o slogan da escola. Nos dias 13, 21 e 25 de fevereiro teremos plantão para vendas das 10h30min às 14h00. Poderão fazer a encomenda pagando 50% do valor e o restante no dia da retirada, previsto para 30 dias úteis após a encomenda. No bilhete estaremos divulgando os nomes e telefones das responsáveis pelas camisetas, para que os pais entrem em contato e tirem dúvidas referente a valores. Lembrando que elas estarão atendendo em horário comercial.
Atenciosamente,
Direção

Inscrições abertas no curso espanhol online 2014

Os alunos da rede estadual de ensino poderão se inscrever para participarem da primeira turma de 2014 do curso gratuito de espanhol online de 04/02 a 08/03:
As atividades do curso se iniciarão no dia 24 de março.  Para fazer o cadastro basta informar o RA (registro do aluno).
O curso online de espanhol garante certificado e as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição. O número de vagas é de 12.500 (doze mil e quinhentas)
Contamos com a sua participação 
Atenciosamente,
Equipe EVESP


De acordo,

Direção

Agradecimento aos estudantes da 3ª Série A do Ensino Médio

A direção da E.E. Jornalista Wandyck Freitas agradece imensamente aos estudantes da 3ª Série A do Ensino Médio por auxiliarem a escola na remoção dos livros da biblioteca para a antiga sala de aula em que estavam, frente ao sol em que estavam expostos e o aperto, uma vez que se trata de uma sala numerosa. Nossa gratidão pelo trabalho. 


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Inscrições abertas para o curso de Inglês on line 2014

Os alunos da rede estadual de ensino já podem efetuar as inscrições para participarem da primeira turma de 2014 do curso de inglês online. A Educação está com o cadastro aberto para todos os 2,3 milhões de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, das 3 séries do Ensino Médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA) interessados em aprender o idioma.

- Faça aqui sua inscrição

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Informe: Uso da quadra Escolar

Informamos aos estudantes que o uso da quadra escolar só poderá ser feita juntamente com a presença do Professor de Educação Física habilitado pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física) conforme orientação da Secretaria da Educação. Os mesmos são habilitados a prestarem os primeiros socorros em caso de acidente. Caso contrário, o uso da mesma estará suspensa. Tal consenso foi informado aos pais no dia 31 de janeiro.


Atenciosamente,

Direção

Vagas para o Programa Acessa Escola 2014

O Programa Acessa Escola está com inscrições abertas para estágio remunerado nas salas de informática das unidades escolares participantes. As inscrições são gratuítas e estão abertas no período de 03/fev/2014 a 12/fev/2014.
A prova será realizada no dia 16/03/2014 às 13h em municípios das 91 Diretorias de Ensino de São Paulo.
Para ser estagiário, é necessário ser aluno regularmente matriculado e cursando o 1ª ou 2ª Série do ensino médio regular da Secretaria da Educação, ter 16 anos completos na data de assinatura do Termo de Compromisso do Estágio e ter CPF próprio.
Para mais informações, relação das escolas participantes e realizar a inscrição acesse aqui: inscrição 


De acordo,

Direção

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Novos horários de atendimento ao público na secretaria escolar

Conforme comunicado em Reunião aos pais no dia 31 de Janeiro, a partir do dia 03 de Fevereiro a Secretaria Escolar terá novos horários de atendimento. Com isso, dedicaremos mais na eficiência da entrega de documento escolar. Tome nota.

Manhã: 08h00 às 11h00
Tarde: 14h00 às 17h00
Noite: 19h00 às 21h00


Atenciosamente,

Direção

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Primeira Reunião com os pais

No dia 31 de Janeiro teremos nossa primeira Reunião com os pais da EE Jornalista Wandyck Freitas. Neste dia apresentaremos a nova direção escolar e tomaremos algumas decisões junto com os responsáveis dos estudantes. Aguardamos a presença de todos para nossa reunião. Segue o horário dos três períodos:

Manhã - 08h00
Tarde - 15h00
Noite - 19h30 min

Esperamos contar com a presença de todos. Enviaremos um comunicado aos estudantes nos três períodos. Aos responsáveis que não puderem comparecer, atenderemos durante a semana.


Atenciosamente,

Direção

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Informe: Reunião com o Conselho de Escola e APM

Informamos que no dia 05 de Fevereiro, às 19h30 min faremos uma Reunião com os membros do Conselho de Escola e APM. Contamos com a presença destes.



Atenciosamente,

Direção

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Localização das salas

Segue a localização das salas de aula.

SALA 01
M 1ªA
T -
N -
SALA 02
M 3ªA
T 8ºB
N -
SALA 03
M 1ªB
T 6ºA
N -
SALA 04
M 1ªC
T 6ºB
N -
SALA 05
M1ªD
T 7ºC
N 1ªE
SALA 06
M 2ªA
T 7ºB
N 1ªF
SALA 07
M 2ªB
T 7ºA
N 2ºC
SALA 08
M 3ºC
T 8ºA
N 3ªD
SALA 09
M 3ªB
T -
N 3ªE
LEGENDA
M - Manhã
T - Tarde
N - Noite

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Resultado IDESP 2008 à 2012

O que é IDESP
O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade dos anos iniciais (1º a 5º anos) e finais (6º a 9º anos) do Ensino Fundamental e as séries do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.

Meta Escolar
As metas por escola se constituem num instrumento de melhoria da qualidade do ensino nos anos iniciais (1º a 5º anos) e finais (6º a 9º anos) do Ensino Fundamental e as séries do Ensino Médio. As metas por escola, estabelecidas a partir de critérios objetivos e transparentes, servem como um guia para que os professores, gestores escolares, pais de alunos e a comunidade acompanhem a evolução das escolas no aprimoramento da qualidade de ensino.
 
 
Resultado da Escola
Nas últimas 5 edições, a escola atingiu a meta duas vezes (2008 e 2011). Apesar disso, os índices são bons, permanecendo com uma média de 3,86 na disciplina de Português e 2,17 em Matemática, conforme a soma dos resultados e a divisão por 5, representando o número de edições IDESP. Não consideramos satisfatório, uma vez que acreditamos na aprendizagem dos estudantes e sabemos que podemos atingir mais, contribuindo para que chegamos até o bicentenário da educação (2022) com a média 6.0, o mesmo patamar educacional dos países da OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). Nosso grande desafio é controlar nosso fluxo escolar, eliminando a evasão e garantindo aos estudantes uma aprendizagem de qualidade, evitando a reprovação. Para 2013 a meta é de 2,36. No entanto, analisando os índices de evasão e retenção, é provável que teremos ainda um fluxo na margem de 0,75, o que interfere na meta anual, podendo prejudicar o resultado esperado para 2013. Estaremos aguardando o resultado, previsto para Fevereiro/Março. Enquanto isso, acompanhamos e estudamos maneiras de aperfeiçoarmos a cada ano esses resultados, uma vez que assumimos a gestão em dezembro de 2013.
 

 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Nova direção assume a EE Jornalista Wandyck Freitas

Neste dia apresentou-se a EE Jornalista Wandyck Freitas a nova diretora: Prof. Francis. Junto com ela, também veio o Vice-Diretor, Prof. Marcelo, que trabalharam juntos na EE Prof. Aparecida F. Dourado de Carvalho, Embu das Artes, durante 4 anos. Trazem consigo experiência de uma gestão democrática, partilhada com alunos, pais, funcionários e professores.


terça-feira, 12 de novembro de 2013




INFORMAÇÃO REFERENTE ÀS DPs:


INFORMAMOS QUE OS ALUNOS QUE PRESTARAM AS PROVAS DE DP FORAM TODOS APROVADOS.

AS NOVAS PROVAS DE DP SERÃO REALIZADAS NO DIA 05/12/2013 ÀS 20HS VALEM OS MESMOS TRABALHOS E CONTEÚDOS DIVULGADOS NESTE BLOG.
OS TRABALHOS DEVERÃO SER ENTREGUES NA MESMA DATA DAS PROVAS ( 05/12).

FAVOR FAZER AS INSCRIÇÕES PARA AS PROVAS DE DP NA SECRETARIA DA ESCOLA ATÉ DIA 29/11/2013

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ATENÇÃO

Em virtude de um erro de digitação, estamos informando que a data das provas de DP mantem-se no dia 28/09/2013 às 9h:00

terça-feira, 24 de setembro de 2013



AS PROVAS DE DP SERÃO REALIZADAS NO DIA 28/10/2013 `AS 09:00 HORAS

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Conteúdos para os trabalhos de DP
  • Os trabalhos deverão estar rigorosamente como foram solicitados pelos professores;
  • Todos os trabalhos deverão ser entregues na mesma data da prova;
  • Será uma única prova e alguns trabalhos;
  • O aluno que comparecer sem um dos trabalhos não fará nenhuma prova;

Data de entrega de trabalhos e realização da prova: 28/09/2013





TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  DE MATEMÁTICA

OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.

1º ano -
I)                FUNÇÃO DO 1º GRAU:

      a)  Definição
     b)   Classificação
     c)  Raiz  è 4 exemplos
      d)   Estudo dos Sinais da Função è 4 exemplos
      e)   Gráfico è 4 exemplos ( 2 crescentes, 2 decrescentes)
      f)   Problemas è 5 Resolvidos


II)              FUNÇÃO DO 2º GRAU:

     a)    Definição
          b) Concavidade
     c)    Raiz
     d)   Vértice ( Ponto de máximo/Ponto de mínimo)
     e)   Gráfico è 4 exemplos
     f)    Conjunto imagem
     g)   Estudo dos Sinais da Função

     h)   Problemas è 3 Resolvidos


Trabalho deverá ser manuscrito.



2º ano

 - TRABALHO SOBRE  MATRIZES


3º ano

 - Geometria espacial: Prisma, poliedros, Pirâmides, cone, cilindro e esfera


TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  DE HISTÓRIA

1º ano - 

Atenção:Esta atividade deverá ser manuscrita em folha de papel almaço, pelo próprio aluno(trabalhos elaborados por terceiros são  anulados), utilizando caneta preta ou azul;Não é permitido a utilização exclusiva da internet:existem vários livros à disposição na biblioteca da escola.Siga rigorosamente  a orientação abaixo;é imprescindível  a indicação bibliográfica utilizada .

*Esta pesquisa  deverá desenvolver os seguintes conteúdos:

I- parte- Pesquisa :Tema Idade Média  Valor 2,0 pontos
A-Introdução
B-Alta Idade Média:origens e características do feudalismo
C-Os Impérios medievais
D-Baixa Idade Média:o renascimento comercial e urbano
E-Conclusão
F-Bibliografia
G-outras fontes

II- Questões orientativas para estudo de texto    Valor 3,0 pontos
1.Durante o feudalismo, dizia-se comumente que não havia senhor sem terra nem terra sem senhor.Como se dava a exploração econômica da terra(feudo) nesse período?
2.Embora Carlos Magno tenha centralizado o poder político, foi durante seu governo que se consolidou o feudalismo na cristandade ocidental.Explique esta aparente contradição.
3.Compare o Império Bizantino e os reinos feudais da Europa ocidental da Alta Idade Média quanto à economia e à política.
4.Destaque o papel da religião muçulmana na formação do Império Árabe.
5.Uma conjunção de fatores é responsável pela dissolução da sociedade feudal e pelo surgimento de uma ordem capitalista.Dentre eles, destacamos dois:a ação do comércio e o mercado e a peste negra do século XIV.
Descreva, resumidamente, de que forma esses fatores contribuíram para a desagregação do mundo feudal.
III-parte-Avaliação bimestral (data prevista para ..................... Valor 5,0 pontos

2º ano

Atenção:Esta atividade deverá ser manuscrita em folha de papel almaço, pelo próprio aluno(trabalhos elaborados por terceiros são  anulados), utilizando caneta preta ou azul;Não é permitido a utilização exclusiva da internet:existem vários livros à disposição na biblioteca da escola.Siga rigorosamente  a orientação abaixo;é imprescindível  a indicação bibliográfica utilizada .

*Esta pesquisa  deverá desenvolver os seguintes conteúdos:

I- parte- Pesquisa : Tema :A América Latina no século XIX    Valor 2,0 pontos

A-Introdução
B-Características gerais do processo de independência da América Latina(América espanhola e América portuguesa)
C-Características político-sociais e econômicas da América espanhola.
D-Características político –sociais e econômicas da América portuguesa
E-Conclusão
F-Bibliografia
G-Outras fontes

II-Parte-Questões orientativas para estudo de texto:Valor:3,0 pontos
1-A independência das colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e internos.Quais foram esses fatores?Comente-os
2.A colonização da América pelos espanhóis produziu uma sociedade onde a maioria da população, geradora da riqueza, estava submetida a uma minoria, que detinha riqueza e privilégios.A elite colonial, fortalecida por meio da exploração do trabalho das populações submetidas e estimulada pela fraqueza do poder metropolitano, teve, na primeira metade do século XIX, um papel de liderança no processo de emancipação das colônias espanholas na América.
Analise uma das formas de trabalho predominante na América colonial espanhola
3.A independência e a organização do Estado brasileiro processaram-se de acordo com os interesses e as aspirações da aristocracia rural, principal beneficiária do 7 de setembro.Quais eram os interesses e aspirações dessa aristocracia?Cite três desses interesses.
4.A  proclamação da independência brasileira não significou o fim da dependência do Brasil em relação à Inglaterra.Por quê?
5.”Meu pai era um gigante, caçador de léguas,
Um feroz domador de onças pretas,
Terror do mato, assombração das borboletas(...)
(...)Hoje sou gente grande,
Sou um comissário de café.Tenho viadutos encantados.
Minha cidade é esse tumulto colorido que aí passa
Levando as fábricas pelas rédeas pretas de fumaça!”
(Cassiano Ricardo.Poesia “Brasil - Menino” in Martin Cererê.1928)
A partir do texto, explique o processo econômico que propiciou o desenvolvimento urbano de São Paulo.

III-Parte:Avaliação  bimestral    valor 5.0 pontos

3º ano


Atenção:Esta atividade deverá ser manuscrita em folha de papel almaço, pelo próprio aluno(trabalhos elaborados por terceiros são  anulados), utilizando caneta preta ou azul;Não é permitido a utilização exclusiva da internet:existem vários livros à disposição na biblioteca da escola.Siga rigorosamente  a orientação abaixo;é imprescindível  a indicação bibliográfica utilizada .

Tema :A Era Vargas(1930-1945)
I-Parte-Pesquisa   Valor: 2.0 pontos

A-Introdução
B-Antecedente: a Revolução de 1930
C-O governo provisório-1930-1934
D-A Constituição de 1934
E-A legislação sindical e o Estado corporativista:origens e influência no Brasil
F-Agrupamentos políticos:Integralistas  & comunistas
G-O Estado Novo:A ditadura varguista e a influência  do nazismo e do fascismo
H-Transformações culturais
I-O fim do Estado :causas e consequências

II Parte-Questões orientativas para estudo do texto    valor:3.0 pontos

1-“O ano de 1930 foi um divisor de águas na história  do país.A partir dessa data, houve aceleração das mudanças políticas, a história começou a andar mais rápido.No campo que aqui nos interessa, a mudança mais espetacular verificou-se no avanço dos direitos sociais.[...]Os direitos políticos tiveram evolução mais complexa.O país entrou em fase de instabilidade, alternando-se ditaduras e regimes democráticos.”(CARVALHO,José Murilo.Cidadania no Brasil:o longo caminho.Ed.civilização brasileira,2002)
Com relação ao momento histórico acima retratado por José Murilo de Carvalho, indique como podemos relacionar tais mudanças com a vitória do “corporativismo”, na constituição de 1934.
2-“Após o advento do Estado Novo, deu-se a consolidação de uma política de massas que vinha se preparando desde o início da década.Constituídos a partir de um golpe de Estado, sem qualquer participação popular, os representantes do poder buscaram legitimação e apoio de setores populares mais amplos da sociedade através da propaganda[...].Além da busca de apoio, a integração política das massas visava ao seu controle em novas bases.”(CAPELATO, Maria Helena.Estado Novo:o que trouxe de novo.in FERREIRA,Jorge.O Brasil republicano.Civilização brasileira)
O Estado Novo correspondeu ao período do Governo Vargas iniciado em 1937, com um golpe de Estado, e encerrado com a deposição do presidente.
a)identifique duas medidas adotadas  pelo Governo Vargas durante o Estado Novo, que buscavam assegurar a realização dos objetivos mencionados pela autora do texto.
b)Explique um fator ligado à conjuntura internacional que tenha contribuído para o fim do Estado Novo.
3.”A Revolução de 1930 pôs fim à hegemonia do café, desenlace inscrito na própria forma de inserção do Brasil no sistema capitalista internacional.”(FAUSTO, Boris.A Revolução de 30:historiografia e história.SP.Ed.Brasiliense,1972)
a)Vários fatores sociais determinaram esse processo revolucionário.Cite dois deles.
b)Analise os desdobramentos da Revolução de 1930 na industrialização brasileira.

4.Leia o texto a seguir:
A união pelas ondas de rádio
“O rádio é o maior fator de expansão cultural e educação cívica dos nossos tempos , pois com a facilidade de penetração e a rapidez de divulgação das idéias, vencendo o espaço e o tempo, para atingir os mais longínquos rincões da terra brasileira, leva em suas ondas misteriosas e encantadora a palpitação e a certeza do progresso, divulgando os acontecimentos marcantes da civilização que se verificam nos centros mais adiantados da civilização que se verificam nos centros mais adiantados do mundo, mantendo unidos, pelo contato direto e permanente de seus elementos vitais, os pontos mais afastados do território pátrio.”(SILVEIRA,Décio Pacheco.Revista cultural política,1941)
a)Explique a importância política e social do rádio ao longo do governo de Getúlio Vargas.
b)O aparecimento de novos veículos de propaganda possibilita a maior circulação de notícias, idéias e valores.No caso brasileiro, explique quais os instrumentos de comunicação mais utilizados para a divulgação dos projetos políticos.
5.A consolidação das Leis do Trabalho(CLT), criada em 1934, reunia toda a legislação trabalhista existente no país e foi uma das principais marcas do trabalhismo getulista.
a)Como é denominado, pelos historiadores, esse período?

b)Cite um acontecimento internacional dessa época.



TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  DE INGLÊS

OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.

1º ano - 


Pesquisar sobre Wh – question words (Who – Where – When – What – How – Why )

*Definições e exemplos de cada um.

*Passive Voice (Voz Passiva)
Com definição e exemplos.

2º anO 

       Pesquisar sobre Linking Words (conjunções)

ð   Definição e exemplos

·                       Reported Speech (Discurso indireto)

ð              Definição e exemplos


3º ano


·              Pesquisar sobre Simple Past x Present Perfect

ð Exemplos de todas as formas de uso desses verbos.

TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  DE LINGUA PORTUGUESA

OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.

1° ano

1º (primeiro) Trabalho:

          Pesquisar sobre Gênero Textual: A Epopeia
          Leitura da Epopéia: Ilíadas de Homero
  Redigir um texto comparando e identificando as características da       Epopéia no texto Ilíadas.
          Pesquisar sobre o Cordel e sua Estrutura Poética

2º (primeiro) Trabalho:

O Arcadismo: Contexto histórico, Características, Principais Autores e Obras



2° ano

1º (primeiro) Trabalho:

          Pesquise e escreva sobre o gênero:  Estrutura do texto,                 características – principais elementos de uma reportagem

                       Anexe ao seu trabalho qualquer reportagem e aponte as características encontradas conforme sua pesquisa.

2º (primeiro) Trabalho:

                O Simbolismo
Contexto histórico, Características, Principais Autores e Obras

                    Comparação do poesia Simbolista e a Parnasiana – aponte os aspectos que diferem e/ou que se assemelham.

   
 3° ano


1º (primeiro) Trabalho:

Novo Acordo Ortográfico – Principais alterações:
A Acentuação e o emprego do Hífen neste acordo


2º (primeiro) Trabalho:

O Modernismo Contemporâneo e o Pós-Modernismo
Contexto Histórico, Características, Principais Autores e Obras

TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  DE SOCIOLOGIA

OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.


1º Ano

- O CARÁTER CULTURALMENTE CONSTRUIDO DA HUMANIDADE
- POR QUE SOMOS DIFERENTES
- COMO O HOMEM SE TORNOU HOMEM


2º Ano

- O TRABALHO COMO MEDIAÇÃO
- DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO
- TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO: EMPREGO E DESEMPREGO NA ATUALIDADE


3º Ano

- ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DE UM PAÍS
- COMO OS PAÍSES SÃO GOVERNADOS
- ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO
- COMO FUNCIOINAM AS ELEIÇÕES


TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  DE QUÍMICA

OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta

1° ano

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
PERÍODOS E FAMÍLIAS (OU GRUPOS) DA TABELA PERIÓDICA
UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS MAIS COMUNS
MASSA ATÔMICA
MASSA MOLECULAR
LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS (LEI DE LAVOISIER)
LEI DAS PROPORÇÕES CONSTANTES (LEI DE PROUST)

2° ano


LIGAÇÕES INTERMOLECULARES
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
FORÇÃS DE LONDON
LIGAÇÕES (PONTES) DE HIDROGÊNIO
POLARIDADE DAS LIGAÇÕES
PRESSÃO ATMOSFÉRICA x ALTITUDE
PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR


3° ano

PETRÓLEO (ORIGEM E APLICAÇÕES)
GÁS NATURAL (ORIGEM E APLICAÇÕES)

HIDROCARBONETOS (ALCANOS, ALCENOS E ALCINO)


TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  EDUCAÇÃO FÍSICA

OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta

Trabalhos para os 1°, 2° e 3° anos

Faça uma dissertação sobre:
1)      as regras do voleibol.
2)      os fundamentos do voleibol.



TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  ARTE

OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta


1º ano 

1º TRABALHO - teórico
Pesquise sobre a Companhia TeatroDança Ivaldo Bertazzo e seus espetáculos.
Obs: Fazer em papel almaço, com capa e manuscrito, com referências bibliográficas.

2º TRABALHO – prático
               
Escolha uma imagem do espetáculo Mar de gente, da companhia pesquisada, e crie uma propaganda para o espetáculo com esta imagem. Utilize folha sulfite A4,lápis de cor e outros materiais que ache interessante.


2ºano

TRABALHO
- DEFINIÇÃO  E TRÊS EXEMPLOS DE  “JINGLE”
-PESQUISE AS IMAGENS, COLE-AS NO TRABALHO .
*GEORGES MÈLIÉS – VIAGEM À LUA;
*  ARTE EGÍPCIA – Cerimonial de sepultamento:
-DEFINIÇÃO COMMÉDIA DELL´ARTE
*IMAGENS: JOGANDO NO QUINTAL e COMMÉDIA DELL´ARTE ( Atores no palco) gravura do século XVIII
-DESENHO DE ANIMAÇÃO


TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  DE BIOLOGIA
  OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.

1° ano:
Pesquisar dobre cadeia alimentar e o ciclo do carbono

2º ano

1- Pesquisar sobre DNA- Estrutura e história,consultando no mínimo 3 fontes .Fazer um fichamento do assunto pesquisado.

2-  Pesquisar 20 questões de Enem e de vestibular relacionadas ao tema do trabalho 1.

Obs: Os trabalhos deverão ser manuscritos e conter no mínimo 3 fontes de pesquisa.





TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  DE FÍSICA


OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta

1°ano

1º Trabalho
O  trabalho escrito deve conter os seguintes assuntos:
*Trabalho de uma força
*Formas de energia mecânica:
- Energia potencial
- Energia cinética
- Energia elástica


2º Trabalho
O trabalho escrito deve ser feito da seguinte maneira:
*Na primeira parte faça uma breve descrição sobre os diferentes elementos que compõem o universo:
-planeta,
-satélite,
-estrela,
-galáxia,
-sistema solar etc.
*Na segunda parte faça uma tabela contendo as características de cada planeta do sistema solar, incluindo: massa, distância ao sol, tamanho, velocidade, etc.

 

2° ano


1º Trabalho
O  trabalho escrito deve conter os seguintes assuntos:
*Espelhos planos:
-Campo de visão,
- Número de imagens formadas por um par de espelhos associados
*Espelhos côncavos, mencionando alguns exemplos de sua aplicação.
*Espelhos convexos, mencionando alguns exemplos de sua aplicação.

2º Trabalho
O  trabalho escrito deve conter os seguintes assuntos:
* Instrumentos ópticos:
-Câmara escura,
-Máquina fotográfica,
-Luneta,
-Telescópio,
-Microscópio.


3° ano

1º Trabalho
O  trabalho escrito deve conter os seguintes assuntos:
* Os modelos atômicos de matéria:
-Rutherford
- Bohr.
*Uma breve explicação sobre fótons.
* Esquematização do espectro eletromagnético com valores de energia, frequência, comprimento de onda e principais aplicações.

2º Trabalho
O trabalho escrito deve ser feito da seguinte maneira:
A primeira parte deve conter uma breve descrição sobre:
* Fenômenos nucleares:
-Fissão nuclear,
-fusão nuclear
-desintegração radioativa.
A segunda parte deve abordar os seguintes assuntos:
* Tipos de radiações
* Aplicações da radioatividade.

TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  DE GEOGRAFIA


OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta

1º ano




Trabalho 1
·         Estrutura da Terra
·         Formas de Relevo
·         Agentes Internos e externos do Relevo
·         Acidentes Naturais (Catástrofes)
·         Importância do relevo nas atividades econômicas:
·         Formas de exploração da terra (Mineração, energia)


Trabalho 2
·         Causas e conseqüências das maiores catástrofes naturais do século XX.


2º ano


Trabalho 1

·         Matrizes Culturais do Brasil
·         O processo de colonização do Brasil
·         Construção Cultural das principais etnias

·         Distribuição Regional das Matrizes étnicas do povo brasileiro
·         Construção cultural das principais etnias

Trabalho 2

·         O sincretismo Religioso no Brasil

3º ano


Trabalho 1
·         O continente africano
·         O impacto de usa colonização
·         Adversidades naturais como clima e relevo.

Trabalho 2

·         O relacionamento comercial da África com o Brasil

TRABALHO DE DP PARA A DISCIPLINA  DE FILOSOFIA


OBS.: Estes trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, pelo próprio aluno (trabalhos elaborados por terceiros serão anulados), utilizando caneta azul ou preta.

1° ano:

Quais as diferenças entre Mito e Filosofia. Cite exemplos, dê explicações mitológicas e doutrinar filosófica para ilustrar sua resposta. ( no mínimo 10 linhas)


2° ano:

Baseado nas ideias de Theodor ADORNO, explique por que a educação que busca a emancipação é importante para o bom funcionamento da democracia.
Defina os conceitos de democracia direta e democracia representativa para depois fazer a relação entre emancipação e democracia. ( mínimo de 15 linhas).