quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PROPOSTAS - PROJETO GESTÃO DEMOCRÁTICA


Comunidade Escolar,
Já estão disponíveis para votação as propostas da Etapa Regional do Projeto Gestão Democrática. Lembramos sua participação é importante na escolha das propostas que serão encaminhadas para a Secretaria da Educação através da Secretaria Escolar Digital. Para acesso ao tutorial, clique aqui
Público alvo da votação: Comunidade Escolar (professores, gestores, servidores da escola, estudantes e familiares). 
Cada participante poderá selecionar 3 propostas como prioritárias. 
Ao final, conheceremos as 10 propostas mais  votadas e que representarão as Diretorias de Ensino na Etapa Estadual. 
A votação vai até 30/09/2017, participem!

Atenciosamente,
DIREÇÃO

Projeto Gestão Democrática

Proposta 01: Adequação da Legislação
Propor adequação da legislação por meio de grupos de estudo compostos por diversos profissionais (Unidade Escolar -  UE, Diretoria de Ensino - DE e Secretaria de Estado da Educação - SEE) com foco nas demandas atuais, dando mais autonomia à gestão escolar nas diferentes dimensões (Administrativa, Pedagógica, Financeira) para que possa desenvolver de maneira eficiente seus projetos próprios, os do Grêmio Estudantil e os da Pasta.

Proposta 02: Do discurso democrático à educação de qualidade para TODOS
Garantir condições de funcionamento das escolas da rede estadual com módulo adequado e completo e aumento na destinação dos recursos per capita para as Escolas, de forma a atender as necessidades educacionais, pedagógicas e administrativas, incluindo todos os seus projetos.

Proposta 03: Consciência Formativa
Promover formações que contemplem os princípios e valores democráticos.

Proposta 04: Consciência Ativa
Desenvolver ações que incentivem a participação e a formação de todos para a cultura e cidadania.

Proposta 05: Consciência Curricular
Garantir que nos Currículos e, consequentemente, na prática de sala de aula haja o espaço suficiente e necessário para a Democracia, contemplando os princípios e valores constantes dos construtos legais (Constituição Federal - CF/1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, etc.)

Proposta 06: Metodologia de ensino que incentive diálogo e participação
Incentivar/subsidiar o uso de metodologias de ensino que propiciem o diálogo e a maior participação dos alunos, por meio do uso de estratégias didáticas como: debates, rodas de conversa, seminários e outros.

Proposta 07: Regras de convivência e valores humanos
Contextualizar nas ações cotidianas as regras definidas, criando grupos de discussão acerca dos direitos e deveres da comunidade escolar, realizando reuniões específicas em cada segmento para esclarecimentos e melhor entendimento das regras e normas e divulgando as regras estabelecidas por meio de cartazes, redes sociais, jornais, entre outros.

Proposta 08: Respeito às diferenças
Criar grupos de discussão acerca das diferenças; propor leituras, debates e palestras, rodas de conversa, dramatizações e seminários sobre o tema. Abordar o assunto em reunião de pais, comunidade escolar e seus colegiados, com dinâmicas de forma lúdica e atrativa, para o início das reuniões voltadas para a transformação de atitudes quanto ao respeito e diferenças.

Proposta 09: Capacitação de todos os integrantes da equipe escolar para atuação junto a crianças com Necessidades Educacionais Especiais
Criação de um Convênio da Secretaria de Estado da Educação - SEE com as Universidades e Profissionais da Saúde para a contratação de estagiários que auxiliem os professores em sala de aula para o melhor atendimento das crianças com Necessidade Educacionais Especiais - NEE.

Proposta 10: Formação para o uso consciente dos canais de comunicação
Orientações e capacitações para o uso ético das redes sociais e das diversas tecnologias.

Proposta 11: Divulgação de informações / Rede de Comunicação
Gestão à vista: criar uma rede de comunicação por meio de canais diversificados:
* Convencionais: divulgação e exposição por meio de cartazes, murais, jornais, banners, calendário de rotinas e comunicados e/ou outros meios de todas as informações relevantes da escola: administrativas, financeiras, educacionais, pedagógicas, etc;
* Eletrônicos: Facebook, Whatsapp, E-mails;
* Disponibilização pela Secretaria de Estado da Educação - SEE de um site com o mesmo modelo para toda a rede estadual de ensino para facilitar a comunicação entre a escola e a comunidade.

Proposta 12: Participação dos pais
Oficinas para equipes gestoras e membros dos colegiados para discutir os temas:
* Participação dos colegiados na escola;
* A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Proposta 13: Envolvimento dos pais no processo de ensino aprendizagem dos filhos
Incentivar a participação de pais, alunos e colegiados nas reuniões de Planejamento, mediante envio antecipado de convites, a fim de envolvê-los no desenvolvimento do Currículo e em projetos temáticos (passeios culturais, encontros e palestras) a fim de gerar sentimento pertencimento ao ambiente escolar.

Proposta 14: Formação continuada para o fortalecimento dos segmentos do processo educativo
Formação continuada para instrumentalizar as equipes escolares quanto ao papel de cada colegiado e a construção/reconstrução coletiva de um Projeto Político Pedagógico - PPP que esteja de acordo com a realidade de cada escola e que expresse o projeto de educação desejado pela comunidade em consonância com as normas estabelecidas pelas políticas educacionais ou legislação vigente. Para tal serão utilizados: web conferências, orientações técnicas, palestras, documentos orientadores, entre outros.

Proposta 15: Qualificar a participação dos alunos no Grêmio Estudantil

Oficinas formativas para os membros do Grêmio Estudantil com o intuito de incentivar e motivar a sua participação, além de discutir a importância de sua atuação nas unidades escolares.