quinta-feira, 27 de outubro de 2016

FERIADOS - 4º BIMESTRE

Estudantes,

Atentem aos dias de feriados. Não haverá aula:

28/10 - Dia do funcionário público






02/11 - Finados







15/11 - Proclamação da República

terça-feira, 25 de outubro de 2016

                                          COMUNICADO

          Dia 25/10/2016 não haverá aula para o 8ºA e 9ºB, por falta de professores.

                                                                                                                                  Equipe Gestão

sábado, 22 de outubro de 2016

COMUNICADO IMPORTANTE - PROESP

Srs. Responsáveis e Alunos,

Desde ontem (21/10) alguns alunos vem recebendo ligação da PROESP (Projeto Estudantil e Profissional Internacional) alegando que foram sorteados com uma Bolsa de Estudo ocorrida dentro da escola e era preciso agendar uma conversa com os coordenadores do PROESP. 
A Escola vem por meio deste, esclarecer que não houve nenhum sorteio e que não recebemos a presença de nenhum divulgador dessa empresa. Logo, o contato que estão tendo com os alunos não foi informado por esta Unidade Escolar. Qualquer dúvida, estamos a disposição.
A DIREÇÃO 

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Comunicado 20/10/2016

Caros Estudantes/ Responsáveis,

Conforme conversa na data supracitada, atentem-se aos informes:

- 22/10: Reposição de aulas das 09h às 11h;
- 24/10: Os alunos da 3ª Série (Manhã) virão com a roupa de acordo com o que foi estabelecido no TROTE (Cronograma anexo). Use do bom senso, não sendo permitido vestimentas inadequadas;
- Com o calor intenso em que estamos vivenciando, comuniquei aos alunos a importância de cumprirem com o acordo no dia 26/02/2016, relembrando (http://eewandyck.blogspot.com.br/2016/03/pauta-da-reuniao-26022016.html). Caso tenha dúvida, sugiro a leitura do Regimento Escolar, artigo 33, inciso XIX, publicado sua regulamentação no Diário Oficial do Estado (D.O.E) em 01/12/2015, p. 41, Seção I (http://eewandyck.blogspot.com.br/p/regimento-escolar.html). São uniformes, aprovados em consonância com os pais: 
* Alunos (camiseta ou camiseta sem manga, não sendo permitido regata; bermuda até o joelho; calça jeans);
* Alunas (camiseta; baby look; não sendo permitido regata; vestido até o joelho ou saia, acompanhado de bermuda por baixo; vestido ou saia longa;  bermuda até o joelho; calça jeans - tomando cuidado com as calças rasgadas, pois algumas alunas, quando sentam, mostram peças íntimas). Em caso de dúvida, segue anexo modelos:


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

TROTES 2016 - 3ª Série


Segue abaixo os trotes que estarão sendo realizados todas as sextas-feiras até o fim do ano letivo, exceto os dias 24 e 31/10.

Outubro

Dia 24/10: Hippie

Dia 31/10: Gêmeos (você e seu amigo combinam de irem vestidos iguais)

Novembro: 


Dia 04/11: Nerd e Chavão (fica ao seu critério escolher de qual você quer ir) 

Dia 11/11Troca (meninos se vestem de meninas e vice versa)
Dia 18/11: Fantasia (Também fica ao seu critério escolher a fantasia)
Dia 25/11Pijama (não será permitido roupas curtas e decotadas)

Dezembro: 

Dia 02/12: Profissões 


OBSERVAÇÃO: O trote é facultativo, não obrigando os que assim não quiserem.


A Direção.


VESTIBULINHO ETEC - 1º SEMESTRE 2017

Inscrição para o Vestibulinho Etec - 1º semestre de 2017
No período de 17 de outubro a 18 de novembro de 2016, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza para o primeiro semestre de 2017. Ao todo, serão oferecidas 78.806 vagas para: Ensino Médio, Técnico (presencial, semipresencial e online), Técnico integrado ao Médio, Técnico integrado ao Médio na modalidade EJA, Especialização Técnica e para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo dos cursos Técnicos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. O exame será no dia 18 de dezembro.
Para o Ensino Médio, serão 6.053 vagas. Das 50.417 vagas disponíveis para os cursos Técnicos, 40.145 são destinadas às 220 Etecs, e 10.272, às 221 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.
Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 18 de novembro. Para efetivar a inscrição, é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30 em dinheiro em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato está disponível para download no site do Vestibulinho.
Ensino Técnico integrado ao Médio
Para o Ensino Técnico Integrado ao Médio, são oferecidas 22.176 vagas. Esse número inclui 1.351 vagas destinadas às escolas estaduais, por meio do Programa Vence, parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Nessa modalidade o candidato pode escolher entre:
* Ter aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente) ou
* Optar pelas aulas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma escola estadual.
As vagas para o Programa Vence são exclusivas para os alunos aprovados no processo e que sejam concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental em 2016 ou em anos anteriores, que ainda não tenham sido matriculados na primeira série do Ensino Médio.

Especialização de nível médio
Neste Vestibulinho, 160 vagas são destinadas aos 3 cursos de especialização técnica: Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar, Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição e Logística Reversa.
Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização. 

Certificação de Competência
O Vestibulinho também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para dez cursos técnicos: Administração, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.
Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
É imprescindível ler o Manual do Candidato antes de fazer a inscrição para saber se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.
Outras informações pela seção Dúvidas Frequentes ou pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades).

Provas anteriores

Para acessar provas anteriores, clique aqui: https://www.vestibulinhoetec.com.br/provas-gabaritos/

São Paulo discutirá com a rede a Reforma do Ensino Médio

No dia 22 de Setembro, o Governo Federal anunciou mudanças para o Ensino Médio em todo o país. Esta etapa da Educação Básica, que na Rede Estadual Paulista atende 1,5 milhão de alunos, é um dos grandes desafios da educação brasileira. Pesa contra o modelo atual a pouca flexibilidade do currículo e a fraca conexão entre o que o estudante aprende e seu projeto de vida.
As propostas apresentadas são bem-vindas e já têm total atenção da Secretaria da Educação do Estado. No entanto, por se tratar de uma rede complexa e que abrange 645 municípios, o próximo ano será de análise. Nada será mudado antes de um amplo debate com dirigentes diretores, professores e os próprios estudantes. Sendo assim, em 2017:
- O currículo do Ensino Médio não será alterado;
- A carga horária das escolas regulares segue a mesma;
- O processo de atribuição de aulas para os professores continua igual ao adotado pela rede no ano passado. O cadastro online deve ser feito obrigatoriamente pelos docentes efetivos e temporários que querem atuar em 2017.
- A matrícula antecipada de novos alunos que queiram cursar o Ensino Médio na Rede Estadual em 2017está aberta. O prazo vai até 31 de outubro e não há alterações (cadastro presencial em qualquer rede da escola).
- Alunos da 3ª Série do Ensino Médio participarão normalmente das provas do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O exame neste ano está marcado para os dias 29 e 30 de Novembro.

Desde já agradeço a colaboração !!!

Atenciosamente,

Fabrícia Gomes Nieri
Subsecretária
SAREG Subsecretaria de Articulação Regional
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

COMUNICADO BIENAL


SRs. PAIS e ou RESPONSÁVEIS
NO DIA 14 DE OUTUBRO (NESTA SEXTA-FEIRA) CONFORME INFORMADO ESTAREMOS REALIZANDO O PASSEIO PARA A 32º BIENAL DE ARTE DE SÃO PAULO NO PARQUE DO IBIRAPUERA. A SAÍDA DA ESCOLA ESTÁ PREVISTA PARA ÀS  13h00, POR ISSO SOLICITAMOS QUE ESTEJAM NA ESCOLA ÀS 12h40 PARA AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES. O RETORNO ESTÁ PREVISTO PARA ÀS 17h40.

SEGUE ORIENTAÇÕES:

1-       É PERMITIDO FOTOGRAFAR AS OBRAS SEM O USO DE FLASH;
2-       NÃO É PERMITIDA A ENTRADA  NO ESPAÇO EXPOSITIVO UTILIZANDO BOLSAS, MOCHILAS E ALIMENTOS. SUGERIMOS DEIXAR OS PERTENCES DENTRO DO TRANSPORTE.
3-       NÃO HÁ ESPAÇO PARA LANCHE NO ESPAÇO EXPOSITIVO, SUGERE-SE QUE GRUPOS QUE QUEIRAM TOMAR LANCHE, ORGANIZEM-SE PARA FAZÊ-LO APÓS O TÉRMINO DA VISITA MEDIADA FORA DO ESPAÇO DA EXPOSIÇÃO;
4-       ORIENTAMOS QUE OS ALUNOS ALMOCEM ANTES DE VIREM PARA A ESCOLA, POIS CONFORME INFORMADO ACIMA NÃO SERÁ PERMITIDO ALIMENTOS NO ESPAÇO DA EXPOSIÇÃO, PORTANTO SE FOREM LEVAR LANCHE QUE SEJA ALGO PARA CONSUMIR NO ÔNIBUS.
5-       EM DIAS CHUVOSOS, PEDIMOS LEVAR GUARDA-CHUVAS OU CAPA DE CHUVAS.




ALUNOS PERÍODO DA TARDE

NO DIA 14 DE OUTUBRO (NESTA SEXTA-FEIRA) CONFORME INFORMADO ESTAREMOS REALIZANDO O PASSEIO PARA A 32ª BIENAL DE ARTE DE SÃO PAULO NO PARQUE DO IBIRAPUERA, DEVIDO AO PASSEIO NÃO TEREMOS AULA NO PERÍODO DA TARDE, POIS OS PROFESSORES ESTARÃO ACOMPANHANDO OS ALUNOS.
                                                                         
                                                                                                                                                    

                                                                                                                                                               EQUIPE GESTÃO

sábado, 8 de outubro de 2016

4º SIMULADO - HORA DO ENEM

Saudações estudantes da 3ª Série do Ensino Médio,


Iniciou hoje, (08 de Outubro), o Simulado HORA DO ENEM. São 180 (cento e oitenta) questões, distribuídas em 02 (dois) cadernos. Aos que estão associados ao GEEKIE GAMES, terão o gabarito disponível assim que encerrar o simulado. Aos assinantes PRO, terão acesso à resolução das questões disponibilizadas.

Também foi preparado pela equipe do GEEKIE GAMES um "Guia de Orientações para o 4º Simulado". 
Lembrando que o término dará às 19h59 no dia 16 de Outubro.


Abraços e boa prova!


Equipe Gestora

AULA DADA, AULA ESTUDADA - PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI (PIER)



POR QUE O SISTEMA EDUCACIONAL DO BRASIL É TÃO RUIM?

Para o Professor Pierluigi Piazzi (Pier), famoso educador de renome internacional, e que palestrou em Março/2014 na Universidade Oeste Paulista para mais de 2.000 mil pessoas, respondeu à questão de modo mais simples do que se imagina.
"O problema do Brasil é que nós temos milhões de alunos, mas pouquíssimos estudantes".
Aluno é aquela pessoa que assiste aulas, em um processo de aprendizado passivo. Escuta o que o professor tem a dizer, anota o que acha que tem que anotar, mas assim que acaba a aula, um abraço e até amanhã!
Estudante é aquele que estuda após o período de aula, escrevendo as principais ideias que aprendeu naquele mesmo dia, ou seja, o processo de aprendizado é totalmente ativo. 
Assistir aulas não é estudar. Estudar em grupo não é estudar. Ler não é estudar. Fazer grifos não é estudar. Escrever textos no computador não é estudar. Então, o que seria estudar?
Para o Prof. Pier, o estudo eficaz deve ser feito individualmente e de forma ESCRITA (várias vezes foi frisado que escrever é a melhor forma de estudar).
Após essa explanação o educador ainda mostrou os baixíssimos índices que o Brasil ocupa no ranking mundial do programa internacional de avaliação PISA, o que causou o espanto de todos presentes.
Para finalizar, o palestrante ainda expôs os três principais equívocos que o estudante brasileiro comete com frequência, são eles:
01 - NÃO SABE SE COMPORTAR: a atual geração é conhecida como uma geração de "Drogados Virtuais", onde o uso compulsivo do celular está provocando uma expressiva queda de atenção, de QI, e de inúmeras outras variáveis, o que vem causando uma série de consequências no curto e no longo prazo. O engraçado é que enquanto ele falava isso, várias pessoas estavam mexendo no celular!
02 - NÃO LER COMO FORMA DE LAZER: a média nacional de leitura de livros é irrisória, a maioria não consegue nem ler 03 (três) livros por ano. A leitura ainda é vista por nós como uma obrigação. Só lemos o que a escola nos pede, e para por aí.
03 - ESTUDAR PARA A PROVA: o material estudado em véspera de prova fica guardado em nosso cérebro apenas até o dia da avaliação, passado esse período, tudo o que estudamos com o intuito de tirar uma boa nota é cruelmente esquecido.
E para quem frequenta aula a noite, como estudar?
Para o palestrante, mesmo quem trabalha no período da manhã e só tem o período noturno para frequentar as aulas, o estudo ainda deve ser feito quando o aluno chegar a sua casa, antes de dormir.
A dica final dada para essas pessoas foi a seguinte:
"O segredo da inteligência é saber como ficar um pouquinho mais inteligentes todos os dias. Meia hora por dia pode não ser o suficiente, mas é melhor do que nada".

A palestra ministrada pelo Professor Pierluigi Piazzi, encontra-se anexo, para maior entendimento.


Material adaptado para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da E.E. Jornalista Wandyck Freitas.


Atenciosamente,

Equipe Gestora